Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR ATUA EM MUTIRÃO DE PREENCHIMENTO FACIAL EM PESSOAS COM HIV

A Prefeitura do Recife participa, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), do I Mutirão de Preenchimento Facial em Pessoas com HIV. A iniciativa envolve os governos estadual e federal e contemplará 60 pessoas que sofrem de lipodistrofia – redistribuição irregular de gordura provocada pelo uso das medicações empregadas no tratamento da Aids (anti-retrovirais). Nos dois dias, as intervenções serão realizadas na Policlínica Lessa de Andrade, na Estrada dos Remédios, 2416, na Madalena, entre 8h30 e 11h30 e das 14h30 às 16h30.
 
Os procedimentos serão conduzidos por cinco profissionais vindos de Brasília por intermédio do Ministério da Saúde, também responsável pelo fornecimento da substância usada no preenchimento (Poli Metil Metacrilato - PMMA). Além das instalações para o mutirão e dos exames realizados no Laboratório Municipal de Saúde Pública, a Prefeitura do Recife disponibilizará um infectologista e toda a infra-estrutura do SAE - Serviço de Atendimento Especializado em DST, HIV e Aids. O Governo de Pernambuco participará com insumos e a hospedagem da equipe.
 
“Nossas políticas públicas promovem a oferta integrada de saúde para a população, incluindo a prevenção, o tratamento e a reabilitação dos usuários do serviço. Nos últimos oito anos, temos investido em programas que contemplem ao maior número de pessoas possível, como os da Saúde da Mulher, da População Negra e DST/Aids”, comentou a secretária municipal de Saúde, Tereza Campos. “É gratificante para a gestão estar envolvida em uma mobilização como esta, que trará melhorias tão representativas para o bem-estar e a qualidade de vida de indivíduos muitas vezes discriminados pela doença e até pela mudança corporal decorrente do tratamento”, ressaltou.
 
A maior parte das pessoas que passarão pelo procedimento é do Recife, mas há na lista moradores de cidades como Petrolina, Caruaru e Arcoverde. “O mutirão vem atender a uma parte da demanda reprimida em todo o Estado, que chega a mais de 300 pessoas. Esperamos que, muito em breve, o preenchimento possa fazer parte da rotina das unidades de saúde do País, contemplando a totalidade dos que precisam da intervenção”, acrescentou o coordenador municipal de DST/Aids, Acioli Neto.
 
Mobilização - A triagem dos que serão beneficiados com o preenchimento facial contou com o apoio da Asqv – Grupo de Amigos Contra a Sida pela Qualidade de Vida. Criada em 1999, a associação desenvolve trabalhos com pessoas que sofrem com lipodistrofia. Atualmente, o grupo conta com 280 cadastrados. Desde que apresentem condições clínicas favoráveis, os 60 que estão há mais tempo na fila de espera para a realização do procedimento serão os contemplados pelo mutirão desta quinta e sexta.
 
Números - Segundo o mais recente Informe Epidemiológico HIV/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado em novembro deste ano, foram registrados 5.118 casos de Aids no município desde 1984 – ano das primeiras notificações da enfermidade na capital pernambucana. Desse total, 3.680 registros são do sexo masculino e 1.438 do feminino. A faixa etária com maior incidência é a de 30 a 39, com 1976 casos.

Matérias Relacionadas
- Combate à sífilis ganha reforço com treinamento de profissionais do PSF no Recife
- Saúde promove conscientização sobre dengue na zona Norte do Recife
- PCR capacita profissionais do PSF para enfrentamento da sífilis
- Espelhos ajudam no auto-exame para detecção de hanseníase
- Saúde recebe visita de técnicos de Cabo Verde
- Auto-exame ajuda a detectar precocemente a Hanseníase
- PCR alerta motociclistas quanto aos cuidados no trânsito neste fim de ano
- Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a ceia natalina
- Profissionais de saúde do Recife participam de curso sobre kit
- Sexo seguro na terceira idade é foco de oficinas
- Saúde arma esquema especial para a Festa do Morro
- Jornada científica marca os 22 anos do CAPSad Eulâmpio Cordeiro
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro
- Mulheres idosas são alvo de oficinas sobre sexo seguro
- Unidade de Bromatologia e Química é inaugurada
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos


Enviar    Imprimir