Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MUTIRÃO DE PREENCHIMENTO FACIAL COMEÇA NA POLICLÍNICA LESSA DE ANDRADE

Há alguns meses, o funcionário público S.M.A. percebeu que seu rosto estava um tanto diferente. Não por causa da idade nem devido à perda ou ganho de peso, apenas mudado em relação ao que era três anos antes, quando ele não fazia uso de remédios anti-retrovirais para tratamento da Aids. Preocupado com o fato, sua ida ao médico indicou lipodistrofia, uma redistribuição irregular de gordura provocada pelas medicações que inibem a reprodução do HIV em seu sangue. Nesta quinta-feira (18), graças a uma ação conjunta entre Prefeitura do Recife, Governo do Estado e Ministério da Saúde, o servidor tornou-se um dos pernambucanos contemplados com o I Mutirão de Preenchimento Facial em Pessoas com HIV. As aplicações ocorrem na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena.
 
Até sexta-feira (19), a iniciativa beneficiará 60 pessoas com aplicações de Poli Metil Metacrilato (PMMA). Os procedimentos serão conduzidos por cinco profissionais vindos de São Paulo e Brasília por intermédio do Ministério da Saúde, também responsável pelo fornecimento da substância usada na intervenção. Além das instalações para o mutirão e dos exames realizados no Laboratório Municipal de Saúde Pública, a Prefeitura do Recife está disponibilizando um infectologista e toda a infra-estrutura do SAE - Serviço de Atendimento Especializado em DST, HIV e Aids. O Governo de Pernambuco participa com insumos e a hospedagem da equipe.
 
Funcionário do Hospital do Servidor Público de São Paulo, o cirurgião plástico Mário Warde é um dos médicos envolvidos na empreitada. “Trabalho com preenchimento facial em portadores de HIV desde 2004, quando foi regulamentada a portaria ministerial que trata do assunto. Estamos aqui para atender a uma demanda reprimida em Pernambuco. Em São Paulo, a quantidade de pessoas que precisam do procedimento ainda é grande, mas diminuiu bastante desde que a intervenção foi incluída na rotina da rede pública”, comentou o especialista.
 
“Pelo menos 300 indivíduos poderiam ser contemplados com o preenchimento facial no Estado. A quase totalidade dos que passarão pelo procedimento é do Recife, mas há na lista moradores de cidades como Olinda, Petrolina, Caruaru e Arcoverde. Esperamos que, muito em breve, ele possa estar disponível na maior parte das unidades de saúde do País, contemplando a todos que precisarem da intervenção”, completou o coordenador municipal de DST/Aids, Acioli Neto.
 
Mobilização - A triagem dos que serão beneficiados com o preenchimento facial contou com o apoio da Asqv – Grupo de Amigos Contra a Sida pela Qualidade de Vida. Criada em 1999, a associação desenvolve trabalhos com pessoas que sofrem com lipodistrofia. Atualmente, o grupo conta com 280 cadastrados.
 
Números – De acordo com o mais recente Informe Epidemiológico HIV/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado em novembro deste ano, foram registrados 5.118 casos de Aids no município desde 1984 – ano das primeiras notificações da enfermidade na capital pernambucana. Desse total, 3.680 registros são do sexo masculino e 1.438 do feminino. A faixa etária com maior incidência é a de 30 a 39, com 1976 casos.

Matérias Relacionadas
- Saúde promove ação contra a dengue no Mercado de Nova Descoberta
- Usuários da Policlínica Clementino Fraga festejam Natal nesta sexta
- PCR discute anemia falciforme no Cisam
- PCR atua em mutirão de preenchimento facial em pessoas com HIV
- Combate à sífilis ganha reforço com treinamento de profissionais do PSF no Recife
- Saúde promove conscientização sobre dengue na zona Norte do Recife
- PCR capacita profissionais do PSF para enfrentamento da sífilis
- Espelhos ajudam no auto-exame para detecção de hanseníase
- Saúde recebe visita de técnicos de Cabo Verde
- Auto-exame ajuda a detectar precocemente a Hanseníase
- PCR alerta motociclistas quanto aos cuidados no trânsito neste fim de ano
- Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a ceia natalina
- Profissionais de saúde do Recife participam de curso sobre kit
- Sexo seguro na terceira idade é foco de oficinas
- Saúde arma esquema especial para a Festa do Morro
- Jornada científica marca os 22 anos do CAPSad Eulâmpio Cordeiro
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro


Enviar    Imprimir